segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Fomos ao Castelo de São Jorge (8/10/2015)


Nós fomos fazer uma visita de estudo ao Castelo de São Jorge para aprendermos mais sobre a História de Portugal. Tirámos uma fotografia à estátua do D. Afonso Henriques. Ele foi o primeiro rei de Portugal. Foi ele que conquistou este castelo aos muçulmanos com a ajuda dos cruzados que vinham do norte da Europa a caminho da Terra Santa, Jerusalém.
(Aguarela de Roque Gameiro sobre a Conquista de Lisboa, retirada de http://portugalglorioso.blogspot.pt/2014/10/25-de-outubro-de-1147-dafonso-henriques.html)


Foi com muita atenção que ouvimos a Fátima do Castelo de São Jorge a explicar-nos como foi o cerco de Lisboa até o Alcaide se render por falta de mantimentos e por doenças. O Alcaide era o chefe dos muçulmanos.

Viajámos no tempo e Fátima mostrou-nos uma gravura de como era Lisboa antigamente, antes do terramoto de 1755. Lisboa fica junto da foz do rio Tejo e por isso tem um grande porto que tem sido muito usado desde tempos muito antigos.




Depois fomos ver como as muralhas ajudavam a proteger o Castelo da entrada do inimigos.




Vimos que havia muralhas atrás umas das outras para proteger o Castelo.


Percebemos que os guerreiros ao entrarem no Castelo tinham que se proteger das pedras, da água ou azeite quente com o seu escudo. Por isso usavam o escudo na mão esquerda e a espada na mão direita. As portas e a construção das muralhas tinha isso em consideração.


Sem comentários:

Enviar um comentário